O que é Rapid Learning?

Em resposta a essa pergunta simples, as opiniões divergem. Deve ser dito que o nome é confuso. 54% dos entrevistados * dizem que é um estilo de ensino para aprendizado rápido, enquanto 38% o definem como técnicas e ferramentas para produção rápida de conteúdo de e-learning!

Na verdade, Rapid Learning é a contração do desenvolvimento rápido de e-learning e, portanto, é um método para a produção rápida de cursos de e-learning. Este método está associado ao uso de uma ferramenta de autor, simples no seu uso, não exigindo habilidades especiais de design gráfico e/ou especialista em digital learning. As origens do aprendizado rápido remontam ao início do e-learning nos anos 2000, quando foi então uma questão de transformar os materiais de treinamento do Powerpoint em conteúdo interativo para o ensino à distância. Daí em diante a aprendizagem rápida não se limita a essa « conversão », mas vai além, permitindo que os colaboradores criem conteúdo em tempo recorde, contando, em particular, com modelos de atividades (elementos de informação ou elementos de avaliação).

Por que usar o aprendizado rápido para criar conteúdo?

O objetivo declarado de aprendizado rápido é projetar conteúdo em um mínimo de tempo, otimizando os custos de produção. Este método deve ser preferido em um certo número de casos: orçamento alocado para a produção de conteúdo limitado, tempos de produção curtos, estruturas de tamanho pequeno, grande volume de conteúdo a ser produzido, módulos de curta duração (que são micro aprendizados). As atividades de um projeto de aprendizado rápido estão limitadas principalmente ao nível 1 da taxonomia Bloom *.

Benefícios?

  • Início rápido da ferramenta de design
  • Tempo de produção otimizado
  • Reutilização do conteúdo existente
  • Redução de custos de produção
  • Interoperabilidade do conteúdo criado (padrões SCORM, AICC, xAPI …)
  • Criação de conteúdo internamente
  • Atualização fácil

Desvantagens?

  • Interatividade de conteúdo limitada
  • Script Limitado
  • Modelo transmissivo
  • Limitado ao nível 1 da taxonomia de Bloom

Como mudar para um aprendizado rápido?

Assim como é simples projetar conteúdo com aprendizado rápido, também é relativamente rápido adquirir as ferramentas e os métodos apropriados para começar.

 

Primeiro passo: identificar se as suas necessidades de adaptam as premissas da aprendizagem rápida

Segundo passo: tenha uma ferramenta de autoria. Esta escolha é essencial porque será seu principal aliado durante as etapas de projeto. A oferta é pletórica e, ao lado da Tactileo, muitos editores oferecem soluções. Para ajudá-lo a fazer sua escolha, procure recompensas como o Brandon Hall Awards ou comparadores de software especializado como o BSOCO.

Terceiro passo: Criação, sem negligenciar a qualidade da produção. Porque se a aprendizagem rápida pode produzir rapidamente, muitas vezes é à custa da qualidade, a culpa da negligência e o não cumprimento de algumas regras básicas no design de conteúdo. Um ponto interessante é levantado aqui: ao mesmo tempo que as ferramentas inovam e ficam cada vez mais intuitivas, tornar-se um bom desenhista educacional não é tarefa tão fácil. Neste aspecto, pense em estar sempre acompanhado a evolução do mercado.

Etapa quatro: divulgue seu conteúdo. Por conseguinte, será necessário dispor de um instrumento para a divulgação destes conteúdos. Isso pode ser feito por e-mail, através de redes sociais corporativas, espaços de colaboração, um site e, claro, … um LMS!

A taxonomia de Benjamin Bloom (1956) classifica os objetivos de aprendizagem do domínio cognitivo em seis níveis, dos mais simples aos mais complexos:

  1. conhecimento
  2. compreensão
  3. aplicação
  4. análise
  5. síntese
  6. avaliação

O primeiro nível visa reter conhecimento com atividades como: organizar, definir, duplicar, rotular, listar, memorizar, nomear, ordenar, identificar, vincular, recordar, repetir, reproduzir…

Réseaux Sociaux

© 2023 Tactileo par Maskott - tous droits réservés